Alimentos que ajudam na Menopausa

menopausa

Menopausa é um processo biológico natural que acontece com as mulheres entre 45 e 55 anos.
A menopausa chega quando a mulher para de produzir hormônios.
Muitos sintomas temidos vêm junto com a menopausa, são eles: ondas de calor, muito suor durante a noite, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço, diminuição da memória, menor desejo sexual, depressão, sem contar que muitas melhores engordam na menopausa.
Outro problema importante que aparece na menopausa é a osteoporose, isso porque é o hormônio estrógeno que é responsável por conservar o cálcio nos ossos.
Para diminuir esses sintomas e evitar os problemas, temos uma solução fácil: alimentação. Isso mesmo, com uma alimentação saudável você pode melhorar esse período da menopausa. Os grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças são ótimas opções para auxiliar nesse período.

Alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, acido fólico, magnésio, selênio, carboidratos ajudam a amenizar as causas decorrentes dos déficits hormonais.
Para garantir que você coma os alimentos certos para essa fase, vamos passar uma lista dos alimentos que ajudam e qual a função de cada um.

Os alimentos e suas funções

  • Vitamina E, para diminuir as ondas de calor. São encontradas em sementes oleaginosas e óleos vegetais.
  • Vitamina B6, ajuda a melhorar o bem estar. São encontradas em cereais integrais, ovos e grãos.
  • Vitamina C, necessário para síntese de hormônios ovarianos. São encontradas em frutas cítricas como a laranja.
  • Vitamina D3, para reforçar o sistema imunológico e melhorar a absorção de cálcio. São encontradas nos óleos vegetais.
  • Ácido fólico, ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. São encontrados nos vegetais verdes escuros
  • Magnésio, age no bom humor, no relaxamento muscular. São encontrados nos cereais integrais, grãos, beterrabas e sementes oleaginosas.
  • Cálcio, é essencial para garantir a massa óssea, evitando a osteoporose. É encontrado nos vegetais verdes, leites e derivados.
  • Selênio, fortalece as funções cerebrais. São encontrados na castanha do Pará.
  • Omega 3, melhora as funções cerebrais, regula a ação insulínica, diminui o colesterol ruim, melhora a fluidez sanguínea. É encontrado na linhaça e em peixes de água fria.
  • Proteínas, para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos. São encontradas em ovos, aves e carne bovino.
  • Zinco, é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções do ovário e melhorar as funções estrogênicas. É encontrado em frutos do mar e peixes.

A menopausa tende a ser uma fase não muito fácil para as mulheres, mas com pequenas mudanças na alimentação, fica mais fácil de passar por essa fase, sem sofrer tanto e se mantendo saudável.

Esta entrada foi publicada em Alimentação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>