Varizes

Facebook Twitter

Cuidar das varizesVarizes são veias dilatadas e alongadas, que alem de causar dores, cansaço e sensação de peso nas pernas, ela ainda atrapalha esteticamente.

Para o sangue voltar para o coração, ele passa por veias, essas veias possuem válvulas venosas que impedem que o sangue volte, mas algumas vezes essas válvulas falham e fazem com que o sangue volte, aumentando o volume sanguíneo da veia e causando a dilatação.

Alguns outros fatores podem causar o aparecimento das varizes, a genética é um dos fatores, se alguém da sua família tem varizes, você corre o risco de ter também. Sexo e idade, mulheres com mais de 30 anos tem mais chances ainda de ter varizes. Estar acima do peso, e ficar muito tempo em pé ou sentando, também podem causar varizes, isso porque as veias estarão sendo mais pressionadas.

As formas de evitar as varizes é usando meias elásticas, manter um peso ideal e praticar exercícios físicos.

O tratamento das varizes é feio pela escleroterapia, um método de secar as varizes. Em alguns casos as cirurgias são indicadas, mas normalmente as pessoas tratam só através de pequenos cuidados básicos, como usar a meia de compressão, fazer alguns exercícios para as pernas e evitar ficar de pé ou sentada durante muito tempo.

Então o ideal é tomar esses pequenos cuidados para evitar as varizes, porque além de incomodar, elas deixam as pernas mais feias.

Fatores que podem causar o aparecimento das varizes

  • falha nas válvulas venosas das veias que levam sangue para o coração;
  • genética, se alguém da sua família tem varizes, as chances de você ter são maiores;
  • sexo, mulheres têm mais varizes que os homens;
  • idade, após os 30 anos a chance de ter varizes aumenta;
  • peso, estar acima do peso causa varizes;
  • ficar muito tempo de pé ou sentado.